Tem-se vindo a registar uma diminuição do interesse dos alunos pela aprendizagem das ciências e é necessário, por isso, que se implementem estratégias de ensino, desde o pré-escolar, que permitam aos alunos compreender a utilidade da aprendizagem da ciência e a relevância do conhecimento científico. Desta forma, as ações inerentes ao dia dedicado à Educação na Biologia promovem estratégias de desenvolvimento profissional dos Professores constituindo oportunidades de aprofundar as suas competências nesta área. O processo de ensino e aprendizagem que se pretende desenvolver com os workshops e palestras visa contribuir para aumentar a versatilidade pedagógica dos Professores e promover o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, a sua responsabilização, o seu interesse e envolvimento. A eficácia do Professor está, portanto, fortemente associada ao acesso a oportunidades de aprendizagem, inerentes ao seu desenvolvimento profissional pois permite experiências únicas e o domínio do conhecimento ampliando os seus níveis de competências. A Educação em Biologia não pode ser apenas uma circunstância na vida dos Professores e das sociedades, delimitada a espaços escolares bem demarcados. Deve ser ampla e com grande impacto. Assim sendo é necessário criar mais (e melhores) oportunidades de acesso a informação, para que os alunos desenvolvam processos de criatividade, sejam estimulados para a construção de conhecimento em ciência e conquistem competências cognitivas para uma aprendizagem mais ativa em que eles próprios intervêm. |
Se ha venido registrando una disminución en el interés de los estudiantes en el aprendizaje de la ciencia y es necesario, por tanto, que se implementen estrategias de enseñanza, desde preescolar, que permitan a los estudiantes comprender la utilidad del aprendizaje de la ciencia y la relevancia del conocimiento científico. De esta manera, las acciones inherentes a la jornada dedicada a la Educación en Biología promueven estrategias de desarrollo profesional de los docentes que constituyen oportunidades para profundizar sus conocimientos en este área. El proceso de enseñanza y aprendizaje que se desarrolla con talleres y conferencias dirigidas a contribuir a aumentar la versatilidad pedagógica de los Profesores y promover el desarrollo del pensamiento crítico de los estudiantes, su responsabilidad, su interés y participación. La efectividad del Profesor está, por tanto, fuertemente vinculada al acceso a oportunidades de aprendizaje inherentes a su desarrollo profesional, ya que permite experiencias únicas y el dominio del conocimiento ampliando sus niveles de competencias. La Educación en Biología no puede ser sólo una circunstancia en la vida de los Profesores y de las sociedades, delimitadas en los espacios escolares bien delimitados. Debe ser amplia y con gran impacto. Así que tenemos que crear más (y mejores) oportunidades para acceder a la información, para que los estudiantes desarrollen procesos creativos, sean estimulados para construir conocimiento en la ciencia y adquieran las habilidades cognitivas para un aprendizaje más activo en el que ellos mismos intervengan. |