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Tem-se vindo a registar uma diminuição do interesse dos alunos pela aprendizagem das ciências e é necessário, por isso, que se implementem estratégias de ensino, desde o pré-escolar, que permitam aos alunos compreender a utilidade da aprendizagem da ciência e a relevância do conhecimento científico. Desta forma, as ações inerentes ao dia dedicado à Educação na Biologia promovem estratégias de desenvolvimento profissional dos Professores constituindo oportunidades de aprofundar as suas competências nesta área.
O processo de ensino e aprendizagem que se pretende desenvolver com os workshops e palestras visa contribuir para aumentar a versatilidade pedagógica dos Professores e promover o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, a sua responsabilização, o seu interesse e envolvimento. A eficácia do Professor está, portanto, fortemente associada ao acesso a oportunidades de aprendizagem, inerentes ao seu desenvolvimento profissional pois permite experiências únicas e o domínio do conhecimento ampliando os seus níveis de competências. A Educação em Biologia não pode ser apenas uma circunstância na vida dos Professores e das sociedades, delimitada a espaços escolares bem demarcados. Deve ser ampla e com grande impacto. Assim sendo é necessário criar mais (e melhores) oportunidades de acesso a informação, para que os alunos desenvolvam processos de criatividade, sejam estimulados para a construção de conhecimento em ciência e conquistem competências cognitivas para uma aprendizagem mais ativa em que eles próprios intervêm.
 Se ha venido registrando una disminución en el interés de los estudiantes en el aprendizaje de la ciencia y es necesario, por tanto, que se implementen estrategias de enseñanza, desde preescolar, que permitan a los estudiantes comprender la utilidad del aprendizaje de la ciencia y la relevancia del conocimiento científico. De esta manera, las acciones inherentes a la jornada dedicada a la Educación en Biología promueven estrategias de desarrollo profesional de los docentes que constituyen oportunidades para profundizar sus conocimientos en este área.
El proceso de enseñanza y aprendizaje que se desarrolla con talleres y conferencias dirigidas a contribuir a aumentar la versatilidad pedagógica de los Profesores y promover el desarrollo del pensamiento crítico de los estudiantes, su responsabilidad, su interés y participación. La efectividad del Profesor está, por tanto, fuertemente vinculada al acceso a oportunidades de aprendizaje inherentes a su desarrollo profesional, ya que permite experiencias únicas y el dominio del conocimiento ampliando sus niveles de competencias. La Educación en Biología no puede ser sólo una circunstancia en la vida de los Profesores y de las sociedades, delimitadas en los espacios escolares bien delimitados. Debe ser amplia y con gran impacto. Así que tenemos que crear más (y mejores) oportunidades para acceder a la información, para que los estudiantes desarrollen procesos creativos, sean estimulados para construir conocimiento en la ciencia y adquieran las habilidades cognitivas para un aprendizaje más activo en el que ellos mismos intervengan.